segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

CASE: Análise de Comunicação Integrada

NESPRESSO

O case da Nespresso é considerado um sucesso, apesar de possuir menos verba que seus principais concorrentes, devido a integração de suas ações.
Na comunicação integrada, tanto as ações de comunicação (interna, mercadológica, institucional), como as de marketing estão direcionadas a um caminho, ou seja, há uma sinergia entre as diversas áreas.



A nova campanha da Nespresso, com o ator George Clooney, mostra como a máquina é elegante, bem conceituada. Até chegar ao céu, Clonney se veste de preto, assim como toda a propaganda é escura, remetendo à elegância. As propagandas impressas, como a seguir, também segue o mesmo padrão de cores fortes e escuras. Assim como o próprio site da marca sege a mesma linha, gerando uma impressão de exclusividade, de alto padrão e principalmente alta qualidade do produto.
A marca realizou grande exploração do meio internet para divulgar seu conceito. A marca integrou todas as áreas para alcançar seu sucesso. O design da máquina dera diferenciação.



Pesquisando dados sobre a marca, em 2002 houve um crescimeto de 400% na produção de cápsulas, e as vendas on line cresceram 94%.
A propaganda com a imagem de George Clooney mantém essa linha de diferenciação e exclusividade. A marca também investiu na realização de spots, divulgação na internet, na televisão e até mesmo no cinema. Essa integração em todos os meios, e a realização de uma campanha global só é possível se houver uma excelente comunicação integrada na empresa.
A grande aposta da marca foi, como já dito antes, no conceito de diferenciação: do produto (inovação, design e cor), do serviço (acesso à informação no site, site inovador, clube de relacionamento presente no site...), da marca (qualidade, praticidade em menor tempo e sem sair de casa).
O site da Nespresso possui um clube de relacionamento exclusivo para consumidores particulares. Em dados pesquisados, afirma-se que esse mercado rende 85% das vendas.

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