segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Análise de uma "Big Idea"

CASE: BECEL


Idéia - Briefing

A Becel lançou a campanha “Se você pudesse ver seu coração, não cuidaria melhor dele?”, cujo objetivo é alertar as pessoas sobre a importância do coração, um órgão vital, mas que nem sempre recebe atenção.

Em recente pesquisa realizada pela Unilever em parceria com o instituto COR, a Becel conseguiu entender melhor a relação de seus consumidores com o coração. O estudo, realizado com homens e mulheres (solteiros e casados) entre 35 e 55 anos, mostrou que a relação com esse órgão é baseada muito mais na emoção do que na sua função fisiológica. A razão para essa percepção, segundo a pesquisa, se dá porque quando os consumidores têm consciência de que o coração é uma máquina, capaz de parar de funcionar a qualquer momento, eles se lembram que são mortais, e assim, de acordo com a abordagem psicanalítica, aceitar a mortalidade não é um comportamento inerente ao ser humano.

Com base nos resultados da pesquisa, a Becel desenvolveu uma campanha que tem por objetivo tocar o coração desses consumidores e mobilizá-los a tomarem uma pequena atitude em favor do órgão. Desenvolvida pela agência Neogama BBH, a campanha vai ao ar a partir desta segunda-feira e contará com filme em TV aberta e posteriormente em TV a cabo.

Análise da BIG IDEA

Estamos acostumados a ver campanhas de Margarina que apresentam A FAMÍLIA PERFEITA, com o humor perfeito de manhã, onde até o cachorro está de bom humor, o dia está lindo, a família está inteira reunida em torno da espetacular mesa de café da manhã.
A nova campanha da BECEL veio acabar com esse clichê. A campanha mostra o outro lado de se consumir manteiga, o lado de ser saudável.

A campanha me fez pensar seriamente sobre o assunto. O conceito “Se você pudesse ver seu coração” abre os olhos para que possamos perceber o quanto é importante cuidarmos de nosso corpo como um todo, e não somente o externo. E se realmente pudéssemos ver nosso coração, acho que cuidaríamos melhor dele. Assim como se pudéssemos ver nosso pulmão, o mesmo caberia, e talvez só assim, os fumantes iriam ver o mal que isso traz.

Em relação às quebras de convenções e paradigmas, considero esta uma campanha perfeita para exemplificar. Como já foi dito acima, as propagandas de margarina são marcadas pelas famílias perfeitas, como no caso da marca DORIANA.

Segue abaixo comerciais da Campanha:


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